terça-feira, 20 de novembro de 2007

E assim começam minhas pesquisas...

Eu sempre soube uma coisa, que Educação Infantil sempre me chamou atenção e que eu queria algo relacionado a estas primeiras séries que são de muita importância para o nosso desenvolvimento, afinal quem não se lembra da primeira professora?
No meu primeiro PPP pesquisei sobre a importância do lúdico nas séries iniciais, porém apesar de ser um tema interessante não consegui criar laços para que se perpetuasse esta pesquisa. No segundo PPP o foco centralizou-se em um espaço não formal, focalizamos nossa pesquisa na formação do sujeito enquanto intelectual orgânico e sujeito pedagógico na sociedade, baseado no pensamento Gramsciano, foi muito enriquecedor,mas agora tenho lido, mesmo que superficialmente, sobre o processo de escrita e como ela vem se tornando um ato pavoroso para as crianças. Meu primeiro passo foi pedir orientação a professora Kedma que me indicou uma obra de Magda Soares que desvenda a diferenciação do letramento (vocábulo ainda novo) e alfabetização, sua obra Letramento um tema em três gêneros desperta a importância de não apenas saber ler e escrever é preciso responder as exigências da leitura em seus diferentes contextos. Alfabetizado é alguém que sabe ler e escrever, letrado é todo ser que "ler" em suas entrelinhas, a criança apesar de ainda não saber ler e escrever é letrada, ela conta uma história através das figuras ou do que foi contado, brinca de escrever, brinca que lê. A autora propõe que: "O ideal seria alfabetizar letrando: ensinar a ler e esrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita". (pag.47) e mais que isto tornar a aprendizagem prazeirosa.
Até o nosso proximo encontro, espero que tenha gostado e aprendido um pouquinho mais....

Nenhum comentário: